Blog

A Transformação Ágil chegou aos Recursos Humanos

Depois de terem elaborado o Manifesto Àgil em 2001, dando origem aos valores e princípios que orientam a Metodologia Ágil, houve a necessidade de estender esta nova forma de desenvolvimento de projetos e tenologia, bem como de promover a cultura e construção de equipas, através da área de Recursos Humanos. 

As estruturas organizacionais obsoletas e demasiado hierarquizadas não serviam à construção de projetos e equipas ágeis.

Foi nesse momento que os Recursos Humanos começaram a precisar de ser ágeis. Novos cargos e profissionais surgiram, e os ambientes de trabalho começam a transformar-se a velocidade tão rápida, que as exigências de adaptação à mudança começam a tornar-se críticas.

A metodologia ágil sempre esteve ciente de que as pessoas e as relações estavam em primeiro lugar.

Ainda que em uma versão mais light, a área de Recursos Humanos começa a aplicar os princípios sem adotar todas as ferramentas e protocolos do mundo da tecnologia. 

Deste movimento nasce a criação, por um grupo de profissionais de Recursos Humanos Manifesto ágil de RH. Foi criada uma primeira versão, trazendo apenas uma adaptação do que foi construído pelos profissionais de tecnologia, mas mais tarde surge uma segunda versão, muito mais congruente e conectada com os desafios enfrentados pelos RH.

Num ambiente cada vez mais volátil e incerto, equipas e líderes de Recursos Humanos precisarão adotar o pensamento e as práticas ágeis para superar os desafios e enfrentar obstáculos para lidar com novas formas de pensar e trabalhar, equipadas com práticas de engajamento de pessoas mais humanísticas.

Existem ferramentas e métodos ágeis (como Kanbam, Scrum, OKR’s, Management 3.0, Scrum, Merity Money e Delegation Board) que podem ajudar esses profissionais a encontrar uma nova maneira de maximizar o valor e o envolvimento dos colaboradores, aumentando a sua responsabilidade, entendendo a sua motivação e desenvolvendo suas habilidades.  

A abordagem ágil possibilita a adaptação de como a maioria das empresas hoje precisa trabalhar para manter a criatividade, a motivação e a capacidade de inovar a cada dia. Profissionais de Recursos Humanos precisam aprender como princípios, ferramentas e métodos ágeis podem ajudá-los a apoiar melhor o negócio rumo aos seus objetivos.

Os processos de RH como recrutamento, gestão de metas e desempenho, desenvolvimento de lideranças, práticas de remuneração e desenvolvimento organizacional podem e devem ser transformadas.

Quais as vantagens da Metodologia Ágil e como a implementar na sua empresa?

Esta metodologia utiliza a mecânica básica do conceito original de otimização do fluxo de trabalho.

Desta forma, e quando aplicada ao sector dos Recursos Humanos, estes fluxos tradicionais foram adaptados às necessidades e características do setor.

Por exemplo, a metodologia Agile para RH auxilia na percepção de que uma empresa pode compor uma base de dados de currículos de forma, não só, a manter-se em contacto com talentos relevantes do mercado, em constante atualização, mas também e com isso, resolver com agilidade e precisão eventuais situações de necessidade de recrutamento da empresa.

Isto permite que, o tempo de reposição ou substituição de um colaborador seja muito inferior, uma vez que o novo profissional a entrar nos quadros da empresa já conhece o ADN e a cultura organizacional da mesma.

1. Otimização do trabalho

Ao aplicar as práticas da metodologia Agile aos RH, minimiza os gargalos e imprevistos e a sua equipa ganha em produtividade.

2. Gera maior autonomia

Mapear de forma detalhada o fluxo de trabalho faz com que a sua gestão possa definir cada parte do trabalho a desenvolver, de maneira integrada, mas independente.

Com isso, os seus colaboradores assumem papéis mais analíticos e estratégicos e conseguem ter autonomia para a tomada de decisão mais rápida e alinhada a todo fluxo de trabalho.

3. Tendências de RH

A metodologia Ágil associada aos RH vêem em linha com os conceitos de “SMART RH”. Esta é uma tendência consolidada do sector, para que os RH da empresa usem a tecnologia em benefício do desenvolvimento coletivo dos colaboradores.

Por meio de workshops e certificações diversas com ferramentas colaborativas, podemos ajudar a sua organização a implementar processos ágeis de RH, sendo o pontapé inicial para tornar a sua organização mais ágil.

 

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email