Em tempos crise para procura de um novo emprego, ou simplesmente porque é procurada uma oportunidade de crescimento ou mudança de carreira, o contato com profissionais da área de recrutamento especializado, que possam auxiliar nesta tarefa, enquadrando o futuro candidato em novas ofertas, é fundamental. Para tal é importante destacar-se na multidão e “ver visto” pelos profissionais desta área.

Deixamos algumas estratégias para fazer com que os recrutadores o encontrem facilmente, de modo, a alcançar os seus objetivos de maneira mais célere.

 

1. Aumente a sua visibilidade

Uma das melhores formas de ser reconhecido e identificado como um talento é participando ativamente em conversas, fóruns e atividades do seu sector. Participar em eventos ou conferências, publicar artigos ou ser citado em artigos relevantes irá aumentar a sua visibilidade.

2. Seja reconhecido pelo seu sucesso

As pessoas que se destacam positivamente são fáceis de encontrar. Neste ponto, a opinião das outras pessoas é muito importante. Tem contactos que o possam recomendar? Se sim, deve pedir para adicionarem uma recomendação no seu perfil do LinkedIn. Os recrutadores dão bastante destaque e importância a esta questão.

3. Seja reconhecido como especialista

A maioria dos recrutadores procuram pessoas com competências e experiências específicas.  Se for reconhecido como especialista na sua área, será mais provável que o identifiquem, e as suas chances podem aumentar.

Comece por fazer uma auscultação ao mercado de trabalho e em especial ao seu setor para perceber os nichos e as especializações mais valiosas e necessárias, de modo, a poder adquirir um maior diferencial relativamente a outros profissionais do setor.

4. Networking (Sempre!)

Ter uma rede de contactos no seu setor é uma ótima forma de aumentar as possibilidades de se destacar.  Mais que isso, é fundamental para ganhar visibilidade além-fronteiras e ser referenciado aos recrutadores. Nutra o contacto com colegas e aborde outras pessoas que sejam exemplos de renome dentro do seu mercado.

Além de expandir a sua rede, o networking confere inúmeras oportunidade de aprendizagem e evolução profissional.

5. Invista no seu networking a longo prazo

As pessoas bem-sucedidas investem nas suas relações profissionais consistentemente e a longo prazo. Este tipo de comportamento é genuíno e com um retorno mais eficaz do que um ‘súbito contacto entusiasta’ que muitos tentam quando necessitam de emprego.

Invista tempo e interesse na sua rede de modo permanente, evite comportamentos “interesseiros” que só irão manchar a sua reputação.

6. Redes Sociais e Profissionais

O LinkedIn, bem como outros sites de networking e motores de busca, alteraram os processos de pesquisa de profissionais qualificados. Enquanto a abordagem tradicional continua válida, muitos dos recrutadores recorrem também a ferramentas online. Assim, é aconselhável construir um bom perfil nas redes sociais. É importante garantir que os seus artigos, comentários relativos ao sector e/ou participações em eventos estão visíveis online.

7. Enquadramento do Perfil na Vaga desejada

Os verdadeiros processos de pesquisa têm a intenção de encontrar o melhor talento possível para uma função específica e persuadir as pessoas mais adequadas a considerar a função. Estar ou não ativamente à procura de emprego por norma é irrelevante. A situação ideal é serem os consultores de recrutamento a contactá-lo proactivamente, por isso, mantenha-se ativo e tenha uma estratégia para ser notado, seja através da construção de uma sólida rede de networking, seja através da participação em eventos de relevo, ou da partilha de artigos e conhecimentos através das redes sociais e profissionais.

 

Lembre-se todas estas ações carecem de tempo e devem ser planeadas, mas se não começar desde já permanecerá sempre na sombra de outros talentos, sem poder revelar verdadeiramente o seu.