Blog

Learning Agility, Formação e Aprendizagem Constante

Na era da Inteligência Artificial há algo inerente à condição humana que não pode ser substituído: a nossa adaptabilidade e capacidade de enfrentar mudanças e de tirar proveito delas a nosso favor.

 

Uma das competências mais necessárias para o futuro do trabalho designa-se por Learning Agility, que não é mais que a disposição para aprender de forma constante, de aplicar conhecimentos existentes a novos desafios ou aplicar novos conhecimentos em processos conhecidos.

A incerteza faz parte do panorama atual e não é uma condição que se vai alterar, tendo até tendência a aumentar, portanto, cultivar a nossa curiosidade, a resolução de problemas, a comodidade com o desconhecido e a resiliência, vai levar-nos a uma vida profissional mais longa e mais bem sucedida.

A Learning agility é uma caraterística natural para muitos, mas não é algo que não se possa desenvolver. Entre as características que as pessoas com este soft skill possuem encontram-se a procura ativa de feedback e a aplicação proativa das possibilidades de melhorias recebidas, o gosto pela resolução de problemas complexos, a escuta ativa de diferentes opiniões e raciocínios para encontrar ângulos distintos para os problemas quotidianos, flexibilidade e a velocidade para descartar possíveis respostas e encontrar a melhor solução de formas menos óbvias em pouco tempo.

Poderíamos dizer que Learning Agility é a capacidade de “saber exatamente o que fazer quando não sabes o que fazer”: estamos a falar de uma característica que exige uma forte agilidade de aprendizagem, frequentemente relacionada com o pensamento crítico.

Se o nosso objetivo é alcançar o sucesso num ambiente VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) devemos compreender a nossa capacidade de adaptação e tentar minimizar a nossa resistência à mudança.

 

Um estudo da Columbia University e do Center for Creative Leadership, define-se o Learning Agility como “um estado mental e uma soma de metodologias praticas que permitem aos líderes desenvolverem-se continuamente, crescer e utilizar novas estratégias que os vão capacitar para gerir os problemas cada vez mais complexos que enfrentam nas suas organizações”.

Desta forma, existem algumas caraterísticas que proporcionam o desenvolvimento do mindset do Learning Agility:

  • Inovação: trata-se de questionar o status quo e de desafiar as suposições mais comuns com o objetivo de descobrir formas novas e únicas de fazer as coisas.
  • Experiência: aprender com a experiência acontece com maior frequência quando se supera um desafio desconhecido. As pessoas com agilidade de aprendizagem aprendem novas habilidades rapidamente e executam-nas melhor que os companheiros com menos agilidade.
  • Reflexão: ter novas experiências não garante que aprenderás com elas. As pessoas com agilidade de aprendizagem procuram feedback e processam a informação com entusiasmo para entender melhor os seus próprios comportamentos e suposições.
  • Risco: as pessoas com agilidade de aprendizagem são pioneiras, aventuram-se para territórios desconhecidos e fazem por se colocar nessa situação para experimentarem coisas novas.

Na outra fase da moeda, são caraterísticas opartas ao Learning Hability, a resistência à mudança. Estar aberto à experiência é fundamental para a aprendizagem. As pessoas que permanecem fechadas ou na defensiva quando são desafiadas ou quando recebem críticas, tendem a ser inferiores no learning agility. Pelo contrário, as pessoas com uma agilidade de aprendizagem alta procuram o feedback para o processar e se adaptarem em função da autocompreensão recém-adquirida e nas diferentes situações e problemas.

As organizações já não se interessam apenas nos títulos, experiências em trabalhos concretos. Hoje em dia procuram colaboradores capazes de aprender de forma ágil e continua, que sejam versáteis e que tenham capacidade de hierarquizar as necessidades para alcançar os objetivos.

Possuir esta habilidade é um bom preditor das nossas capacidades futuras, afinal a capacidade de aprender é a chave para o desenvolvimento de todas as outras competências e habilidades.

Começar pelo reconhecimento dos nossos próprios comportamentos e trabalharmos ativamente para nos aproximarmos e desenvolver um mindset Learning Agility, é definitivamente uma aposta no futuro das nossas carreiras.

Partilhar:
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email